OUTUBRO ROSA – LEBm

01/10/2021 10:59

 

O Laboratório de Engenharia Biomecânica neste mês presta o seu apoio ao Outubro Rosa.

Aos que não sabem, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente e tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.

No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma. Em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2020). A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia (INCA, 2019).

Em muitos casos, as mulheres necessitam reconstruir a mama ou retirá-la. de acordo com o TABNET, sistema de gestão de procedimentos da saúde, de 2008 até 2021 foram realizadas pelo SUS cerca de 97.763  mastectomias radical com linfadenectomia axilar em oncologia, que consiste na retirada da mama e glândulas mamária, além disso, o SUS também realizou 18.355 plásticas mamaria reconstrutiva pós mastectomia com implante de prótese de mama.

Mas qual a relação do LEBm com o assunto?

Em 2010, após escândalos com a empresa PIP implants, o LEBm auxiliou na regulamentação do mercado de implantes de silicone no Brasil e hoje é acreditado pela Cgcre de acordo com a ABNT NBR  ISO/IEC 17025, sob número CRL 1223, para análises de implantes de silicone.

Visto a experiência do laboratório, o LEBm irá realizar uma série de postagem sobre assuntos relacionados a próteses mamárias neste mês, como: do que são feitas, como são feitas, histórico de evolução das próteses, quais as chances de ruptura, dentre outros assuntos, com o intuito de trazer informações de utilidade pública sobre o tema para o nosso público.

Acompanhe o laboratório ao longo deste mês.