Projetos de Pesquisa em andamento

 

2020 – Atual: Pesquisa de modelos integrados para o projeto e a comprovação de segurança e eficácia de implantes ortopédicos.

Resumo: O objetivo geral do projeto é pesquisar estratégias numérico-experimentais que contemplem a avaliação da segurança e a eficácia de implantes cirúrgicos integrada com as fases de concepção e desenvolvimento do produto. O projeto é relevante para a área pois partirá integração de métodos da engenharia com aspectos funcionais dos sistemas biológicos do corpo humano para gerar novas estratégias para o desenvolvimento de novos implantes ortopédicos seguros e eficazes.

Coordenador: Prof. Carlos Rodrigo de Mello Roesler

2018 – Atual: Desenvolvimento de enxerto de biovidro para defeitos ósseos.

Resumo: O tratamento de grandes defeitos ósseos, principalmente aqueles com lesão elevada de tecidos moles, ainda é desafiador. As opções comerciais consistem principalmente em enxertos de trifosfato de cálcio e hidroxiapatita, e uma alternativa crescente é a utilização de vidros bioativos, ou biovidro. Os biovidros têm proporcionado uma melhora na proliferação celular e na síntese de matriz óssea. O biovidro mais utilizado é o 45S5. Nos entanto, novas composições podem modificar as propriedades do enxerto e aumentar a produção de matriz óssea.

Coordenador: Prof. Bruno Henriques

2017 – Atual: Pesquisa e avaliação da tecnologia de próteses ortopédicas nacionais e importadas utilizadas em Artroplastia Total de Joelho.

Resumo: O projeto objetiva investigar a tecnologia de próteses de joelho nacionais e importadas, considerando aspectos de comportamento estrutural, aspectos dimensionais, aspectos da estrutura de materiais e aspectos de desenvolvimento biomecânico, visando desenvolver as bases científicas para subsidiar melhorias de projeto das próteses nacionais.

Coordenador: Prof. Carlos Rodrigo de Mello Roesler

2017 – Atual: Pesquisa de Eventos Adversos em Implantes Ortopédicos – Centro Nacional de Análises de Explantes CNAEx.

Resumo: O projeto visa pesquisar os eventos adversos associados às falhas em uso de implantes ortopédicos. A pesquisa será realizada no Centro Nacional de Análises de Explantes (CANEx), utilizando explantes provenientes de Hospitais Públicos e Privados. Os resultados das pesquisas poderão fornecer subsídios para a melhoria dos produtos empregados na traumatologia e na ortopedia nacional.

Coordenador: Prof. Carlos Rodrigo de Mello Roesler

2017 – Atual: Desenvolvimento de Prótese de Voz Traqueo-Esofágica para pacientes Laringectomizados.

Resumo: Este projeto objetiva atender à crescente demanda de pacientes que perderam a voz por consequência do câncer de laringe. A estrutura do projeto está organizada de forma a atender duas metas finais: 1) Desenvolver uma prótese de voz por similaridade, baseando-se em válvulas traqueo-esofágicas importadas, atualmente disponíveis no mercado; 2) Desenvolver a patente de uma prótese traqueo-esofágica nova que possibilite sua adequação de acordo com as características fisiológicas de cada paciente.

Coordenador: Prof. Andrey Silva

2017 – Atual: Implantação de uma Rede Piloto de Coleta e Análise de Explantes.

Resumo: A investigação das próteses retiradas de pacientes (explantes) e dos tecidos adjacentes ao implante pode proporcionar conhecimentos fundamentais para prevenir complicações clínicas, assim como aprofundar o conhecimento sobre a performance e segurança das próteses nacionais. No Brasil, a experiência com a ação conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério de Ciência e Tecnologia que constituiu a REMATO – Rede Multicêntrica de Avaliação de Implantes Ortopédicos para consolidação da capacitação laboratorial instalada no país para oferta de serviços de ensaios em implantes ortopédicos evidenciou a importância da localização do laboratório dentro do hospital. Dentre os 13 (treze) laboratórios financiados, o laboratório que mais avançou nesta área de conhecimento e o único que permanece integralmente voltado para estes problemas multidisciplinares é o LEBm/HU-UFSC.

Coordenador: Prof. Carlos Rodrigo de Mello Roesler

2016 – Atual: Desenvolvimento da Infra-estrutura do Parque Tecnológico do LEBm/HU-UFSC.

Resumo: Considerando-se o importante papel do LEBm/HU-UFSC para os avanços tecnológicos do setor odonto-médico-hospitalar brasileiro, e considerando que as tecnologias dos implantes e próteses ortopédicas são determinantes para o desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde, o presente projeto visa aprimorar a infra-estrutura do LEBm por meio da construção de um prédio (Obra Física) que possibilitará a ampliação e unificação de distintas áreas do atual LEBm, e por meio da aquisição de equipamentos (Bens de Capital) complementares para as análises dos referidos produtos médicos. OBS- projeto aguardando liberação de recursos devido à falta de comprovação da propriedade do terreno da UFSC.

Coordenador: Prof. Carlos Rodrigo de Mello Roesler

2016 – Atual: Pesquisa dos mecanismos de desgaste e novo material para próteses de quadril.

Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar os mecanismos de desgaste de componentes acetabulares de prótese de quadril e analisar a correlação existente entre as características físico-químicas dos componentes de UHMWPE com a taxa de desgaste e com a quantidade e características das partículas geradas pelo desgaste destes componentes quando submetidos à carregamentos e/ou movimentos que simulam a marcha humana in vitro. A relação entre as propriedades físico-químicas dessas partículas e das superfícies desgastadas com a resposta tóxica e com o potencial de osteólise in vitro também será investigada. Adicionalmente, pretende-se desenvolver um novo material que poderá ser baseado em uma nova formulação de UHMWPE dopado com ibuprofeno e/ou vitamina-E, a fim de obter um material com propriedades aprimoradas para melhor desempenho in vivo. Projeto aguardando manifestação do MS sobre cancelamento devido à equívoco em prazo de pedido de prorrogação. 

Coordenador: Prof. Carlos Rodrigo de Mello Roesler