Ações de Extensão em andamento

 

2018 – Atual: Avaliação Pré-clínica de Implantes Cirúrgicos / Laboratório de Engenharia Biomecânica.

Resumo: Realização de atividades de avaliações laboratoriais in vitro de implantes cirúrgicos utilizados em cirurgia ortopédica, vascular, do aparelho auditivo e mamários, entre outras. Realização de suporte técnico-científico na área de tecnologias para implantes cirúrgicos e avaliação da conformidade destes produtos médicos. Serão utilizados métodos de ensaio mecânicos quasi-estáticos e de fadiga, tribológicos e análises de materiais metálicos e poliméricos. Será priorizada a utilização de metodologias padronizadas em normas técnicas nacionais e/ou internacionais (ABNT, ASTM e ISO). 

Coordenador: Prof. Eduardo Alberto Fancello. Financiador: Indústrias biomédicas

2017 – Atual: Avaliação da segurança e eficácia de implantes ortopédicos.

Resumo: O objetivo do projeto reside em desenvolver, formular e empregar critérios biomecânicos para avaliar resultados de ensaios e análises do desempenho de implantes ortopédicos visando definir e quantificar a segurança destes produtos médicos para uso em saúde. A realização dos ensaios e análises nos produtos não é objeto do presente projeto, apenas os resultados destes ensaios e análises serão utilizados para alimentar os critérios a serem desenvolvidos. Os conhecimentos gerados no projeto de extensão fornecerão suporte para a validação de implantes cirúrgicos e serão disponibilizados ao público externo por meio de publicações científicas e apresentações na SEPEX/UFSC.

Coordenador: Prof. Carlos Rodrigo de Mello Roesler. Financiador: Víncula Implantes

2017 – Atual: Desenvolvimento de métodos experimentais e numéricos para a avaliar a tecnologia de implantes cirúrgicos.

Resumo: O objetivo do projeto reside em desenvolver e implementar métodos de ensaios e análises experimentais e/ou numéricas para avaliar os processos de fabricação e o desempenho biomecânico de implantes cirúrgicos desenvolvidos e fabricados pela Concedente, visando obter subsídios que permitam julgar a segurança e a eficácia para o uso em seres humanos dos produtos médicos em desenvolvimento na empresa.

Coordenador: Prof. Carlos Rodrigo de Mello Roesler. Financiador: Víncula Implantes